Acredito que grande parte das pessoas se lembre da propaganda da poupança Bamerindus, que, anos atrás, utilizava o jingle: “O tempo passa, o tempo voa, e a poupança Bamerindus continua numa boa…”. Fazendo uma analogia e transferindo essa ideia para o universo empreendedor, sua empresa está se mantendo sólida com o passar do tempo? Como você está enfrentando os altos e baixos do mercado? “Estar numa boa”, na minha interpretação, significa não apenas permanecer atuando, o que já é uma grande vitória, mas também manter a inovação, o crescimento. Trata-se de um grande desafio, que o próprio banco Bamerindus, apesar de ter veiculado o jingle, não conseguiu vencer. Bom, pensando nisso, decidi compilar algumas dicas que julgo ser interessantes para enfrentar diariamente os obstáculos e aproveitar as oportunidades para empreender de bem com a vida:
– Aproveite o seu tempo – A primeira parte do jingle citado faz uma triste constatação: o tempo passa muito rápido. Por isso, defina prioridades, mantenha o foco, saiba dizer não em alguns momentos. Além disso, como empreendedora você deve separar períodos para dedicar-se à liderança, conversando com os colaboradores, realizando planejamentos, entre outras atividades de gestão.
– Analise continuamente o mercado – Ler notícias sobre diversos segmentos, buscar parcerias e participar de eventos é uma boa forma de fazer isso; uma dica para manter-se atualizada e ainda estar de bem com o público é convidar clientes para participar de um evento com você, ou mesmo realizar uma palestra para eles.
– Saiba poupar – A segunda parte do jingle, que eu citei, anuncia uma poupança… Manter o equilíbrio entre os recursos investidos e os recursos economizados é essencial. Economizar significa não apenas poupar dinheiro, mas também preocupar-se com o meio ambiente, à medida que você pode, para isso, reduzir o consumo excessivo de energia e de papel, por exemplo.
Espero que essas dicas sejam úteis e que você esteja a maior parte do tempo “numa boa”! Lembre-se que manter o bom humor e o otimismo também é muito importante! Sucesso!
Tainah Veras é empreendedora de uma Consultoria de Conteúdo voltada para pequenas empresas e tem como estímulo profissional adquirir e transferir conhecimentos que permitam aproveitar os desafios de forma criativa para transformá-los em oportunidade. Formada em Comunicação Social pela UNESP, pós-graduanda em Marketing e Comunicação pelo INPG e aluna especial do mestrado de TV Digital da UNESP, tem experiência de 1 ano na França como embaixadora do Rotary, diversos cursos na área de Comunicação, e escreve para os portais “Implantando Marketing”, “Alma do Negócio”, “Imagem Pessoal”, “Blog da Lecom” e “Empreendedorismo Rosa”.