Meu maior problema como empreendedora sempre foi administrar o meu tempo. Queria que o dia tivesse mais de 24 horas e acredito que muitas aqui pensam ou já pensaram assim.
Até que uma leitura sobre organização mudou minha vida. Aprendi a organizar minha mesa, documentos, papéis, fotos, computador, e-mails e transferi essa nova conduta também para minha casa.
O que aconteceu? Não perdi mais tempo procurando chaves, óculos, documentos, entre outros. E o que ganhei com isso? Tempo. O que se ganha com ele? Dinheiro! Afinal, “organizar-se é administrar o próprio tempo e tempo é dinheiro.”
O princípio da organização é que tudo deve ter um lugar certo para ficar, e depois que isso cai na rotina, fica muito mais fácil. No dicionário, organizar significa: arrumar, ordenar, estruturar. Como tudo na vida, para se organizar é necessário planejar, definir prioridades. Onde o seu tempo está sendo roubado?
Organizar a casa e o escritório pode ser o primeiro passo para organizar a vida. E para quem quer começar agora ou recomeçar, seguem algumas dicas:
- Faça já (Just do it) – temos mania de procrastinar, pessoas produtivas não arrumam desculpas, fazem logo.
- Agende e planeje – anote tudo que é importante e faça um planejamento. Isto ajuda a alcançar as metas mais rapidamente.
- Organize-se – um ambiente de trabalho organizado aumenta a produtividade e não desperdiça tempo. Organize sua mesa de trabalho, computador e arquivos.
- Mantenha o foco – quando iniciar uma tarefa importante, não atenda telefone, não abra e-mails. Lembre-se: pessoas produtivas mantêm o foco o tempo todo.
- Avalie a importância da tarefa – pessoas produtivas sabem diferenciar o que importante e o que é urgente.
Avalie quem está roubando seu tempo e mãos à obra na organização. Mais dicas sobre o assunto no site : www.organizesuavida.com.br
Mônica Raposo é formada em Arquitetura e Urbanismo pela UNG, em Ed. Artística pela Faculdade Belas Artes. Pós-graduada em Gestão Empresarial na UNIP e selecionada no Programa 10.000 mulheres empresárias pela FGV/Grupo Goldman Sachs. Empresária com escritório próprio desde 2000, já realizou vários projetos residenciais e comerciais, participa constantemente de congressos e cursos de especialização na área de interiores, principais mostras de decoração e da Feira Internacional de Milão. Proprietária da Mônica Raposo Arquitetura e Interiores, atuando com projetos, reformas e administração de obras residenciais e Mônica Raposo Arquitetura para clínicas e consultórios focado nesse nicho com projetos temáticos e sensoriais, reformas e manutenções.