Prontas para mais um de meus devaneios? Dessa vez vou começar com uma frase que anda se repetindo em looping na minha cabeça “Pássaros criados numa gaiola acreditam que voar é uma doença” do poeta chileno Alejandro Jodorowsky.
Ah, legal Gabriel, mas o que raios você quer com essa frase? Gostaria de refletir um pouco sobre como somos educados para a manutenção e não para as grandes mudanças e como, na maior parte das vezes, quando decidimos ir por caminhos não tão convencionais, somos desencorajados por nossos familiares, amigos e mentores.
Com isso, minha mente volta-se para Platão e para a Alegoria da Caverna, essa passagem tem como personagens homens que eram mantidos prisioneiros no interior de uma caverna e acreditavam que aquele era o mundo real, porém, quando um deles é libertado, e pode enxergar o mundo lá fora, fica maravilhado. Ao tentar contar a boa nova para seus antigos companheiros, é ridicularizado e ignorado. Separei o vídeo abaixo que explica de maneira resumida a alegoria usada por Platão.
Mas Platão é velho para caramba, evoluímos muito desde então, certo? Nem tanto,nosso sistema educacional foi desenhado para formar peças que mantenham as engrenagens funcionando, portanto, somos, desde pequenos, estimulados a pensar em nossa estabilidade, em termos bons empregos, em desenvolvermos nossas famílias e dar a elas um trajeto sem grandes percalços, é quase que instintivo. E dessa forma vamos sendo aprisionados em nossas próprias gaiolas (reprimindo nossos sonhos em troca de um bem maior) e passamos a achar malucos aqueles que largam empregos estáveis e carreiras promissoras para empreender, ou seja, “trocam o certo pelo duvidoso”.
Basicamente, sei que escrevo este texto com um único objetivo, dar um conselho,talvez para mim mesm0 . Acredite em suas convicções, tenha a coragem de correr atrás de seus sonhos e lembre-se “um covarde nunca começa, o fracassado nunca termina, o vencedor nunca desiste”.
3 pensamentos em “Liberte-se e voe!”
Sou fã incondicional dessa pessoa maravilhosa que vê o mundo de uma forma tão singular e coerente para nossa evolução enquanto seres humanos.
Parabéns pelo texto! Muito bem pensado e executado! Vamos voar!
Sempre que algo novo chega a mim de alguma maneira, logo lembro de Platão e o Mito da caverna. Perfeita sua colocação. Ousar é necessário para não deixarmos nossa existência fincada no nada. Fui muito ridicularizada quando iniciei um projeto de trabalho a anos atrás e hoje, as pessoas reconhecem que tamanha ousadia não é para qualquer um. Ousemos sempre!
Gabriel, sim, é preciso voar. é preciso persistir e insistir. Bela reflexão!! Parabéns. Nos conhecemos há pouco tempo mas já sou sua fá. Abraços.