Eu assisti a palestra “O que está acontecendo no Brasil?” que mostrou o perfil de consumo de acordo com a renda. Nessa oportunidade, percebi o quanto essas informações podem fazer a grande diferença entre o sucesso e o fracasso ao empreender.
Parece-me interessante pensar no potencial de consumo que a nova classe média traz para as empresas e/ou empreendedores que querem abrir um novo negócio. Importante lembrar que para a empresa ter sucesso nas vendas, para os novos membros da classe C, é imprescindível entender o perfil e as necessidades deles.
Hoje, temos no Brasil 93 milhões de pessoas na classe C, segundo IBGE PNAD 2011, sendo que mais de 9 milhões entraram para esta classe nos últimos 6 anos
Você vende para a classe média? E sabe qual a renda per capita da baixa classe C? Acredite se quiser, mas a renda mensal por pessoa vai de R$292 a R$441! Imagina uma família de 4 pessoas que tem como receita mensal R$1.200 para pagar casa, comida, transporte, luz, telefone, celular, educação… O que e como eles vão consumir?
Algo fundamental para essa nova classe C é manter o status de quem ascendeu socialmente, por isso eles querem produtos de qualidade pagos em suaves prestações. O que traz um risco de inadimplência muito grande, pois se uma das pessoas da família perder o emprego, eles não terão capacidade para pagar as prestações assumidas.
Outro ponto interessante da pesquisa é a informação que 40% das pessoas das classes C, D e E dizem que se ganhassem mais, investiriam em ensino técnico em áreas como TI, administração, finanças e elétrica.
Se você quer conhecer mais sobre a nova classe C, leia o artigo do José Luiz Tejon no nosso site.
Minha pergunta é: o que você, empreendedora, pode fazer com essas informações? Deixe aqui seu comentário, eu vou adorar aprender com vocês!
Paola Tucunduva é empreendedora, com visão apurada para os negócios e uma história inspiradora: graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas; pós-graduada pelo CEAG – FGV em Finanças e Marketing; 20 anos de experiência em gestão do seu próprio negócio; apresentadora do programa Alma do Negócio, transmitido na Just TV e na Rádio Mundial FM 95.7; facilitadora do Empretec – Sebrae; professora da Fundação Dom Cabral (FDC); sócia – diretora da Evolution Training e Rotovic Lavanderia; e presidente da ANEL (Associação Nacional das Lavanderias). Paola, também foi indicada e finalista de importantes prêmios, como Woman Business Award 2008 (ONU/UNCTAD) e o Prêmio Mulher de Negócio 2009 (SEBRAE).