Por Lenia Luz
Lendo o livro “Da Preguiça como Método de Trabalho”, do Mario Quintana, vi a seguinte frase do poeta: “Em suma: o que prejudica a minha preguiça prejudica o meu trabalho”. Pois bem, decidi que não posso deixar minha preguiça ser incomodada, que ela pode ser uma motivadora de ações criativas em tudo que realizo.
Um de meus prazeres é sem dúvida trabalhar, ainda mais considerando que amo de fato o que faço. Mas, por vezes, me vejo condenando minha preguiça e não dou um tempo para ela me fazer companhia, de maneira que possamos trocar ideias e com isso eu possa me inspirar ao voltar às minhas atividades. Essa reflexão se deu quando, no ano passado, tirei um final de semana para ficar em uma chácara. O exercício era descansar, fazer nada, e isso incluía não ficar plugada em nenhuma tecnologia comunicativa. Deu certo e foi um grande prazer.
“Curtindo” a natureza além das redes sociais, conversando com gente que me são caras, rindo, pescando (sim, descobri que sei pescar, mas foi apenas um peixinho que foi devolvido ao seu habitat natural), vendo o ciclo do sol quente e a chuva forte cair. Dando atenção 100% ao sentir e ao que eu poderia devolver depois dessa preguiça animada, para as pessoas que amo e para o trabalho ao qual me dedico.
Fazer da preguiça um método de trabalho é uma boa pedida para o semestre que começa… E termino citando o grande poeta que inspirou este texto: “A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda. Não poderia viajar pelo mundo”.
E você, já escolheu sua preguiça criativa ainda para este ano ?
Beijos de preguiça empreendedora.
9 pensamentos em “Preguiça empreendedora: Qual é a sua?”
Adorei.parabéns pela publicaçao..
Sara, que bom que te inspirou. Já programou sua preguiça, este ano? Beijos ROSA
Oie! Estou exatamente nesta fase de respeitar a minha preguiça. Confesso que não é nada fácil, pois nossas crenças negativas não permitem que tenhamos o tal do “ócio criativo”. Mas, com o corpo pedindo cada vez mais por dias menos agitados, para que a mente possa também produzir, estou ciente que a preguiça deve sim fazer parte do cotidiano.
Pri, este é o caminho..cabe a nós darmos atenção a esta preguiça benéfica , não é mesmo? Beijos ROSA
Maravilha de texto!
Cristiane, obrigada pelo carinho . Beijos de preguiça empreendedora
Viva!! Beijos de ócio criativo de feriado 🙂
Venho praticando a preguiça/ócio criativo há pouco tempo. Venho obtendo progressos significativos. É como um tratamento, que quando seguido com disciplina, traz grandes benefícios tanto físicos como mentalmente. Literalmente, estou viajando o mundo; seja este aquele logo ali, antes escondido, na esquina da minha casa, seja aquele mais longe. Acabo de voltar do Uruguai. E já penso, qual será o próximo destino?
Célia, está no caminho certo. Beijos de viva o ócio criativo !