Ao falarmos de mulheres empreendedoras, pense no que pode vir à mente: dinâmicas, ambiciosas, independentes, objetivas, guerreiras, empoderadas e apaixonadas pelo o que fazem. Autoconfiantes, inteligentes, mulheres que desejam crescer, evoluir, atingindo a excelência e melhoria contínua, conciliando vida pessoal e profissional. Ufa!
E o que essas características têm a ver com as primeiras impressões? Tudo! No momento em que você contatou seu futuro cliente (ou parceiro) e mencionou ser uma mulher empreendedora, ele criou uma expectativa em relação a você, seu negócio, serviço ou produto. Ou seja, se você não estiver alinhada e adequada a essas características, corre o risco de não causar uma primeira boa impressão no seu futuro prospect.
A teoria do Impression Management ou primeiras impressões diz que, qualquer indivíduo ou organização deve estabelecer e manter impressões que sejam congruentes com as percepções que eles querem projetar em seu público-alvo (Goffman, 1959).
Para não errar, pense: – Como gostaria de ser lembrada por esta pessoa ou empresa? Lembre-se da frase do Aaron Burns que diz: – Você nunca tem uma segunda chance de causar uma primeira impressão.
Estudos comprovam que se leva de 6 a 30 segundos para julgarmos de imediato uma pessoa. Avaliarmos, por exemplo, se uma pessoa é competente ou não, se possui o mesmo nível social e intelectual que o nosso, concluindo assim se a mesma é merecedora ou não de nossa atenção.
Neste momento se forma a tão famosa “primeira impressão”. Isso ocorre porque fazemos um julgamento involuntário através de evidências superficiais. Nossas roupas e linguagem corporal comunicam mensagens o tempo todo. É impossível não se comunicar através delas.
Então o melhor que temos a fazer é pararmos para refletir e analisarmos: Minha imagem está coerente com a identidade da minha empresa? Com meu ambiente profissional? Com meu conhecimento e habilidades? Com meus objetivos? Apresento-me e me comporto de forma consistente? Minha imagem comunica com clareza quem eu sou? O que minha imagem não está comunicando que poderia ser potencializado?
No empreendedorismo, a melhor primeira impressão é aquela que transmite uma imagem de profissionalismo, qualidade, confiabilidade e competência. Cuide bem da sua!
Lorena Gurjão é proprietária da empresa Lorena Gurjão – coaching de imagem, com formação em personal e professional coach. Membro do ICF ( International Coaching Federation), membro da SBC (Sociedade Brasileira de Coaching), com certificação internacional em coaching pelo BCI – Behavioral Coaching institute e pelo ICC – International coaching Council; especializada em coaching de imagem pela France image coaching e em imagem executiva e corporativa com Ilana Berenholc. Embaixadora no Brasil do projeto beleza responsável, que visa combater o conceito irreal da beleza perfeita.
Nenhum comentário “Primeiras impressões de uma empreendedora”
Muito bom o artigo me ajudou muito! Parabéns e obrigada!
Olá Vera,obrigada pelo o feedback.Fico feliz em saber que contribui de alguma maneira no grupo.
Nos envie sugestões de dúvidas ou temas relativos a imagem, que você gostaria de ler aqui no ER.bjs rosa
Que você continue a passar essas dicas. Parabéns!