Por Andréa Ferreira
Você sabe, por mais que sua dedicação seja integral e que você esteja atenta aos detalhes, em algum momento tudo pode dar errado por motivos alheios à sua vontade. Sim, isso tem grandes chances de acontecer e é preciso estar preparada. Se é que isso é possível. Por maior que seja o planejamento, mesmo sobre como agir em períodos de crise, não estamos totalmente preparadas para uma má fase ou mesmo um fracasso e, na pior das hipóteses, uma falência.
Mas você sabe também, com base em experiências anteriores, que tudo, absolutamente tudo passa. E que para tudo tem um caminho, uma solução, uma saída. Então, nesse momento é preciso acima de tudo ter sangue frio e avaliar da maneira mais prática que você puder quais são as alternativas disponíveis. E se cercar de pessoas qualificadas para ajudar, sejam elas profissionais, amigos, familiares, etc.. De nada adianta entrar em desespero e imaginar que está sozinha. É preciso contar com a ajuda de quem pode realmente ajudar.
Pode parecer lugar comum dizer isso, mas uma porta que se fecha é o indicativo para outras portas que estão para se abrir.
Avalie a situação. Conte com quem conta. Reflita. Decida. Aprenda o que tiver que aprender com esta experiência, mude o que tiver que mudar, ajuste o que tiver que ajustar e siga em frente. Quem conseguiu uma vez, conseguirá em outras.
Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima, minha cara empreendedora! Abril é um mês de renovação. Acredite!