Por Marcelo Grassano
A luta contra o câncer não é nada fácil, são diversas as dificuldades ocasionadas pelo tratamento que em muitos casos é intenso e agressivo. É uma doença que debilita não só o aspecto físico mas também o psicológico. Assim, a motivação e a autoestima são fatores significantes para sua superação. Foi pensando nisso que fundamos a Bem Valente, para propiciar momentos únicos especiais de bem estar para pacientes em tratamento de câncer, durante o programa internacional Startup Pirates – um evento que foi organizado em parceria com o SEBRAE/PR, em Curitiba.
A Bem Valente oferece uma maneira única de qualquer pessoa realizar sonhos e contribuir na luta contra o câncer. Como funciona? Acreditando na necessidade de sustentabilidade econômica, os produtos e serviços são divulgados com os mesmos preços de mercado. Assim, o realizador de sonhos não pagará mais caro por apostar na causa. O primeiro sonho foi realizado neste ano e foi cercado de emoções.
Nos reunimos para discutir como seria a realização do primeiro sonho! Helen, uma menina linda, mas com sua saúde bastante debilitada em função dos tratamentos. A motivação era enorme, mas o medo e a dúvida, por vezes, tomavam conta da conversa: “Será que ela estará realmente em condições no dia? E se chover? E se estiver frio? Não podemos colocar a saúde dela em risco!”. Crianças são genialmente imprevisíveis e até sobre o sonho ficamos inseguros. “Será que o sonho dela é realmente aquele ou fora motivado por alguns dias de calor intenso? E se ela não se empolgar com os tobogãs? E se ela ficar com medo? Pior, e se ela não ficar com medo e quiser descer dos tobogãs mais radicais?”.
Agora já era tarde, tínhamos assumido este compromisso e não poderíamos fracassar por não tentar. Restava decidir como revelar a surpresa. Montamos um roteiro: ela iria à APACN como se fosse mais um sábado de tratamento. Na sala de espera pedimos para que ela desse uma entrevista para um trabalho de faculdade. Para nossa alegria, o sonho dela de conhecer um parque aquático se confirmou e a surpresa foi revelada.
Mas a agonia não acabou! Nos 100 quilômetros até o parque aquático Águas Claras, o sol deu lugar às nuvens e das nuvens veio a chuva. Mais uma vez, o medo e a insegurança! “Por que inventamos isso? Jamais deveríamos ter largado emprego em busca do sonho de realizar sonhos! Estava tudo tão calmo e confortável”. Felizmente, estas dúvidas se esvaíram logo que chegamos. O sol voltou, mesmo que mais tímido. Mas o brilho mesmo veio do olhar e do sorriso da Helen, que nos disse, quase sussurando, no caminho entre um tobogã e outro…. “Esse é o melhor dia da minha vida!”.
Assista o vídeo com a relização deste sonho: AQUI.
O Empreendedorismo Rosa apoia o Bem Valente e em 2015 teremos ações ROSA e AZUL com a certeza de que juntos podemos fazer a diferença no mundo. E você, vem com a gente?