Esta frase usada por um dos maiores comunicadores da televisão brasileira, CHACRINHA, faz total sentido até hoje. Esta semana estive em nosso parceiro NEX COWORKING em uma ação que eles chamam de NEXCHAT, onde mensalmente levam um tema para um bate- papo aberto ao público interno e externo. O tema foi “Comunicação nas Empresas” e como as empresas são feitas de pessoas a primeira pergunta lançada pela facilitadora desta ação, a jornalista Alloyse Boberg, da DNA Comunicativo , foi: “Como você se comunica?”.
Esta aí uma pergunta que nos pareceu difícil de responder, afinal será que percebemos como é nossa comunicação? Será que nossa informação, questionamento, interpretação, escuta estão claros para nosso interlocutor, seja ele presencial ou não?
Pensando sobre este comportamento particular uma das questões que apareceu entre os “comunicadores” presentes foi nossa comunicação pela internet, pois cada vez mais usamos esta ferramenta seja no trabalho ou na vida pessoal. E-mails, bate-papos, redes sociais, skype (quando escrito), retiram da comunicação o que ela tem de mais precioso: a entonação e a leitura corporal. Por conta disso muitos conflitos surgem e problemas de grande e menor escala acontecem nas empresas. Na roda de conversa, o foco maior foram as grandes corporações, onde a comunicação ainda é segmentada, pois são tantos departamentos que muitas vezes a visão, missão e valores da empresa se perdem na falta da comunicação com eficácia tendo como direcionamento estes três pilares.
Ali fiquei pensando a oportunidade que temos como pequenas e médias empresas, que desejam crescer, de termos uma comunicação clara, objetiva, construtiva e, portanto eficaz no dia a dia empreendedor. Mesmo que façamos muito uso da ferramenta virtual, temos ainda mais oportunidades de nos aproximarmos, de falarmos, de pensarmos juntos com nossos sócios, funcionários, parceiros e clientes. Muitas vezes escolhemos insistir em uma “discussão” via e-mail sendo que basta pegar o telefone, marcar um skype ou hangout, aonde as palavras vêm acrescidas de olhares e som e com isso resolvermos, com menor conflito (ou nenhum), o que está confuso através da escrita.
Hoje releia a visão, missão e valores de sua empresa e avalie se você e sua equipe, seja ela você e mais uma pessoa (ou muitas outras pessoas), estão se comunicando e comunicando ao mercado o que vocês se propuseram a ser. Afinal, nosso discurso precisa estar alinhado as nossas ações e para tal precisamos ser comprometidos e bons ouvintes de nossas empresas e pessoas que as constroem.
Beijos de “não se trumbique e sim comunique-se”.
Lênia Luz é empreendedora, sócia-fundadora e diretora de comunicação do Empreendedorismo Rosa .