Ser Empreendedora é um sonho de muitas mulheres que requer muito preparo e disciplina. Diversas variáveis devem ser cuidadosamente analisadas previamente, para que se possa fazer um bom planejamento adequado ao perfil da empreendedora e do negócio que ela busca criar. Vale dizer que esta é a fase crítica que antecipa as chances de sucesso ou insucesso e, por isso, não economize dedicação de tempo e conhecimento nesta fase inicial.
1. Dados de mulheres empreendedoras:
O empreendedorismo feminino tem crescido em todo mundo. As brasileiras se destacam em estudos globais e já são metade dos empreendedores brasileiros.
2. Eficiência e habilidades:
O aumento da participação feminina se dá pelas mudanças na sociedade em geral e, principalmente, devido a necessidade da independência financeira e melhores condições para si mesma e à família.
Em suas habilidades e características, a mulher é mais cautelosa e gosta de planejar, correndo menos riscos em seus negócios, além de conseguir conciliar várias atividades ao mesmo tempo.
3. Dúvidas e equilíbrio:
A mulher que não tem a menor ideia de qual o tipo de negócio entrar deve começar o filtro analisando as atividades que consegue ter maior afinidade. Por exemplo: comércio varejista ou atacadista, indústria, alimentação, serviços e assim por diante. Procurar saber como está o setor escolhido e suas expectativas é fundamental.
Enfim… estude, leia, converse, visite empresas e feiras, procure dados.
A organização da vida pessoal deve estar impecável, devendo haver um alicerce sólido das finanças pessoais, para nunca misturar com a vida profissional no Plano de Negócios.
4. Por onde começar/ Planejamento:
Não importa o tamanho do seu empreendimento, se quiser ter sucesso o primeiro passo é planejar.
Para isso deve-se eleger um modelo de ‘Plano de Negócios (PN)’, que vai ajudar a escolher, analisar e viabilizar. Não pense que é um “bicho de sete cabeças”.
O Plano de Negócios será o instrumento para traçar o caminho do empreendedor, considerando todos os itens importantes para isto.
Dentro de muitos itens do plano você terá:
- O que é o negócio / Tipo de empresa/ Legislação tributária;
- Melhor localização da empresa;
- Quais os produtos ou serviços;
- Qual a mão de obra qualificada;
- Quem serão os clientes;
- Quem serão os concorrentes;
- Quem serão os fornecedores;
- Montante do capital a ser investido;
- Projeção financeira / Provisão de despesas / Faturamento mensal / Ponto de equilíbrio;
- Tempo de retorno do capital investido.
Seguem alguns modelos disponíveis na Internet (procure outros e eleja um modelo):
1. Sebrae http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/797332C6209B4B1283257368006FF4BA/$File/NT000361B2.pdf
2. Portal Brasil http://www.brasil.gov.br/empreendedor/abra-sua empresa/plano-de-negocios
3. Plano de Negócios http://www.planodenegocios.com.br/www/index.php/plano-de-negocios/crie-seu-plano-de-negocios
Além disso, procure conversar com pessoas do ramo e verificar quais as dificuldades de mercado, concorrência, localização, logística, investimento… veja que tudo isso faz parte do Plano de Negócios. Optar por um negócio requer ATITUDE, é estar no controle de sua empresa, aumentando suas chances de sucesso financeiro.
5. Enfrentando dificuldades e focando resultados:
Dificuldades vão surgir. Esteja preparada para este novo desafio.
A recompensa pelo seu compromisso extrapola o campo financeiro, traz melhora de autoestima e felicidade.
Anceli Marcos é Biomédica graduada pela PUC Campinas; MBA em Marketing pela São Leopoldo Mandic; Especialização em Gestão Empresarial pelo Instituto de Economia da Unicamp; Consultora em Comércio Exterior certificada pela AEXPORT – Associação dos Exportadores da RMC; Trader no mercado de ações, índices futuros e opções desde 2005; Certificação avançada em Mercado de Capitais pela OperAção Consultoria e Treinamento em Mercado de Capitais; Sócia-diretora da Pyxis_Academia de Investimentos; Idealizadora do projeto “Bolsa e Batom – A vez da Mulher Investidora”; Instrutora de Coaching para iniciantes em Bolsa de Valores; Ministrante de palestras, cursos e workshops sobre Inteligência Financeira e Mercado de Capitais.
Um pensamento em “Relacionando-se com seu ‘eu’ empreendedor”
Dicas valiosas!!!