O inverno chegou! E, com ele, o frio e também as gripes, os resfriados… e a sinusite!
A sinusite pode ser o resultado de uma gripe ou resfriado, por isso, é importante manter o sistema imunológico saudável para evitar essas infecções.
E como está a sua alimentação?
Quem sofre de sinusite crônica deve eliminar de sua dieta todos os alimentos que produzem muco, tais como: laticínios, farinha de trigo, chocolate, ovo, alimentos fritos e processados. Açúcares e sucos de fruta devem ser reduzidos ou eliminados, pois alimentam os fungos em pessoas com sinusite crônica. O sal e o álcool possuem efeito desidratante sobre os seios da face, provocando mais inflamações. Portanto, evite álcool e restrinja o consumo de sal.
Aumente a ingestão de alimentos que não interferem na produção do muco,como: água, chás e suco verde. Uma xícara de chá quente acalma e ajuda a reduzir a congestão nasal. O vapor ajuda a desobstruir temporariamente as cavidades nasais, e o chá contém teofilina, composto que facilita a respiração, relaxando os músculos da parede das vias respiratórias.
Indica-se comer abacaxi, que contém a enzima bromelina. Estudos preliminares revelam que essa substância tem propriedades anti-inflamatórias. O abacaxi também é uma boa fonte de vitamina C, que alivia a inflamação.
Comer alimentos condimentados, como raiz-forte, mostarda e gengibre, dá alívio temporário ao reduzir a congestão. O isotiocianato de alila, substância encontrada na raiz-forte e na mostarda, ajuda a fluidificar o muco.
Então, “Faça do seu alimento o seu único medicamento” (Hipócrates).