Por Tainah Veras
Estamos cercadas de informações, pessoas e empresas por todos os lados. Vivemos em um mundo cada vez mais plural, não apenas por conta das diferenças de culturas e formas de agir que povoam o nosso ambiente, mas também por conta da quantidade de coisas que fazem parte da nossa vida. Quer saber a chave para fazer a diferença em meio a isso tudo? É preciso ser singular, ou seja, única. E digo mais: além de conjugar suas ações de forma singular, é preciso usar artigos definidos. Em outras palavras, você precisa ser “A” empreendedora, e não apenas “UMA” empreendedora.
Abaixo, compartilho algumas dicas que podem ajudá-la nesse processo:
– Saiba analisar o mercado: para propor algo novo, ou executar algum processo de forma diferenciada, você precisa conhecer muito bem o que está à sua volta. O que já foi feito no seu segmento que deu certo? O que não deu certo? O que você pode aprender com isso?
– Use a sua intuição: ao analisar o mercado, não basta apenas coletar dados do que outras pessoas já fizeram. Você precisa saber interpretar os resultados obtidos, adaptá-los para a sua realidade e antever cenários, perguntando a si mesma de que forma pode usar a sua experiência para propor algo novo.
– Saiba valorizar o potencial dos que estão ao seu lado: lembre-se de que ter um negócio singular não significa trabalhar sozinha, mas, sim, fazer as coisas de uma forma diferenciada. Para isso, você vai precisar de pessoas com talentos únicos. Invista na seleção e na capacitação de seus profissionais e busque parceiros que tenham qualidades que possam te complementar.
E então, gostou das dicas? Boa sorte e sucesso!