Por Caroline Farias dos Santos
No blog da empresa, Código Aberto, na semana passada. falaram que as empresas que querem recolher seus impostos pelo Simples Nacional tem até o dia 31 de janeiro para fazer a adesão. Mas isso vale para aquelas que se enquadram nos critérios legais. Entre esses critérios está a regularidade fiscal.
Se a sua empresa possui algum débito tributário ou alguma irregularidade cadastral ela precisa se regularizar e fazer a opção novamente.
A dívida pode ser parcelada em até 120 meses e o parcelamento pode ser feito pelo mesmo site em que fazemos a adesão ao Simples Nacional ( clique aqui )
Antes, contudo, procure seu contador e faça com ele o cálculo dos valores em aberto e o valor do parcelamento. Não esqueça que durante o ano você terá esse valor para pagar mais os impostos normais de sua atividade que vencerão . Isso deve estar muito bem planejado para que você possa deixar sua situação fiscal regularizada.
Se a sua pendência for simplesmente cadastral, geralmente com uma consulta no setor de tributação do seu município é possível resolver.
Aqui em Curitiba está aberto o Refic – Plano de Recuperação Fiscal do Município de Curitiba, e é muito simples aderir. Se você optar fazer a sua adesão diretamente pelo site, basta acessar o site da prefeitura e na aba “Empresas” procurar por “Serviços mais acessados” e “Parcelamento Refic” . Nesta página vai ter o link para gerar a DAM.
Mas para quem prefere fazer isso diretamente na prefeitura ainda é possível se dirigir a uma das regionais e fazer a consulta e parcelamento em um dos Núcleos Regionais de Finanças abaixo relacionados:
- Núcleo Regional de Finanças Bairro Novo
- Núcleo Regional de Finanças Boa Vista
- Núcleo Regional de Finanças Boqueirão
- Núcleo Regional de Finanças Cajuru
- Núcleo Regional de Finanças CIC
- Núcleo Regional de Finanças Fazendinha-portão
- Núcleo Regional de Finanças Matriz
- Núcleo Regional de Finanças Pinheirinho
- Núcleo Regional de Finanças Santa Felicidade
- Núcleo Regional de Finanças Tatuquara.
Mas atenção, não esqueça que você terá que fazer essa regularização para poder aderir ao simples e o prazo para tanto encerra no dia 31 de janeiro deste ano. Caso você perca esse prazo só será possível realizar a adesão em janeiro de 2018 e sair do simples pode aumentar muito a carga tributária da sua empresa e comprometer o seu resultado financeiro.
Não deixe de conversar com seu contador se tiver alguma dúvida ou se precisar de ajuda para fazer o parcelamento ou a adesão.
E se você quiser entender um pouco mais sobre o Simples Nacional e os Regimes Tributários não deixe de participar do seminário que o Empreendedorismo Rosa está promovendo em parceria com a Código Aberto no dia 04.02.2017. A advogada Caroline Farias dos Santos vai explicar de forma descomplicada tudo sobre este tema e poderá tirar todas as suas dúvidas.Direoto
O seminário terá também painéis sobre o que é MEI, EPP e os tipos societários, explicará também como regularizar e formalizar o seu negócio. E se os seus problemas ou dúvidas são trabalhistas, não perca os painéis que falarão sobre as melhores práticas para evitar o risco trabalhistas e sobre as formas de contração, terceirização e estagiários.
Veja a programação completa e faça sua inscrição AQUI
Esperamos por você!