Por Tatianna Oliva
Na verdade, fazer parcerias – sejam elas estratégicas, táticas, comerciais, de influência – não é o meu dia a dia apenas no trabalho: é a minha rotina diária, todos os dias da semana, o ano todo. E não só a minha, mas de muita gente. Eu explico.
Nós vivemos de parcerias em tudo que fazemos. Hoje de manhã minha filha Maria negociava comigo uma parceria de ganha-ganha. Chegamos num acordo em que ela adiantando a lição da escola e do inglês, eu adiantaria o benefício dela ir ao cinema com as amigas. Ontem fiz outra parceria com o meu marido (com quem na verdade realizo parcerias diárias há felizes 11 anos, desde que resolvemos fazer uma parceria de longo prazo chamada casamento… Eu irei à reunião de pais das meninas esta semana e a do mês que vem ele garantirá nossa presença.
Meu ponto é que há 6 anos entendi que aquela história de que “nenhum homem é uma ilha”* é verdade tanto na vida, como no mundo dos negócios. Marcas sempre coexistem. Nunca estão sozinhas. Não existe pão sem manteiga – ou sem requeijão, cream cheese, azeite. Nenhum carro anda sem gasolina e nenhum vestido brilha sem um bom sapato. De nada adianta fabricar produtos maravilhosos se a cadeia de distribuição não for bem estruturada.
Assim, eu fundei e dirijo uma agência de assessoria de marketing, que pensa e realiza parcerias estratégicas para que marcas de sucesso atinjam resultados melhores com inteligência colaborativa do que jamais alcançariam sozinhas.
E é maravilhoso como aprendo a fazer melhores negócios com lições da vida cotidiana e como minhas negociações rotineiras ficam cada vez melhores quanto mais faço parcerias relevantes para os meus clientes.
*John Donne (1572-1631) foi o mais notável dos Poetas Inglês metafísico e um churchman famoso pelas suas atraentes sermões.
Um pensamento em “Tudo na vida são parcerias”
Concordo plenamente… acredito nas parcerias para o fortalecimento de tudo na vida!