Navegando pela internet e me deliciando com as vasto campo do Social Media, encontrei um case de uso de rede social que foi além da ativação de uma marca, melhor dizendo, foi além de uma ação social.
Fonte da imagem: Missing Childre Society
A Grey Canadá [http://www.grey.com/canada/] criou em parceria com a Missing Childre Society [http://www.mcsc.ca/ ] (organização especializada em desaparecimentos e outros causos do gênero), o app The World’s Most Valuable Social Network [http://www.valuablenetwork.ca/], em tradução podemos fazer referencia a “Rede Social Mais Valiosa do Mundo”, que possibilita aos usuários do Facebook e Twitter utilizarem suas contas como um difusor automático de alertas em caso de desaparecimento de crianças. Os usuários fazem a “doação” da conta e ainda pode optar por veicular suas redes sociais por um dia, mês ou por tempo indeterminado.
O sistema funciona da seguinte maneira: Utiliza a geocalização para que seja o mais preciso possível, quando acionada, cria um grupo de buscas online, que notifica primeiro as pessoas da área onde ocorreu o desaparecimento, os alertas emitido são feitos na área onde a criação foi vista pela última vez, e assim se expandi nos locais próximos. A ferramenta também cria uma espécie de rede de relacionamentos entre as pessoas de diversas comunidades canadenses, sendo mais fácil, portanto, para que em casos de novos desaparecimentos, a notícia se espalhe mais rapidamente e informações possam ser divulgadas.
A rede é um sucesso no Canadá, e quem sabe pode ganhar uma versão para o Brasil, vamos ficar na torcida, afinal somos o 2º país em números de usuários no Facebook e o 2º país que mais twitta, essa ideia merece ser compartilhada.
Fernanda Gomes é formada em Administração com ênfase em Recursos Humanos. Tem um enorme respeito e admiração pelas pessoas. Empreendedora precoce, apaixonada por ideias, perfeccionista por natureza. É diretora e coordenadora de Mídias Sociais da Icomm Agência Digital, especialista em marketing digital, estratégia e e-commerce. Uma jovem agência que vem conquistando o mercado digital. Gestora aprovada pelo projeto 10.000 Mulheres, idealizado e patrocinado pelo Goldman Sachs e desenvolvido pela FGV-SP em parceria com a IE Business School. Viciada em internet e afins, ligada em tendências e incentivadora do empreendedorismo.