Você cuida do seu empreendimento com amor e dedica atenção à saúde financeira dele, mas e sua vida pessoal, está organizada e próspera?
É bem importante tanto sua vida como seu negócio estarem bem, pois sabemos que a vida pessoal e profissional se mistura. E com organização e equilíbrio é possível assumir um estilo de vida próspero.
Mas percebi que quando abordo a questão de finanças e economia as pessoas associam com se privar, passar aperto e fazer um monte de planilhas chatas e complicadas. Foi pensando nisso que comecei a criar conteúdo mostrando que se organizar é bem mais simples do que pensa e proporciona ótimos resultados. Os tópicos principais são:
- Entender o que é economia e que isso faz parte da sua vida. Não é coisa de políticos e economistas, pois somos parte da economia global através de nosso consumo e atitudes financeiras. As finanças impactam nossa vida dentro e fora de casa.
- Consumo consciente. Não tem a ver só com gastar menos água, mas engloba gastar conscientemente nossos recursos financeiros e nosso tempo e energia, além dos recursos naturais do planeta. E é muito menos ainda sinônimo de escassez, de passar necessidade. Pois desperdício não é o contrário de abundância, desperdício é falta de respeito consigo e o planeta.
- Organização. Aqui entra a organização financeira e também a organização da sua casa e seu tempo. Pois quando não sabemos o que temos ou não conseguimos encontrar acabamos comprando algo que já temos. Organizar os trajetos quando saímos ajudar a economizar tempo e combustível, e quem não quer mais tempo e dinheiro?
- Hábitos de compra saudáveis como pesquisa de preço, uso de benefícios como milhas e do uso do CPF na nota fiscal. E ao utilizar esses benefícios que já temos continuamos comprando a mesma coisa sem usar dinheiro. Eu, por exemplo, coloco gasolina e pago com as milhas do cartão de crédito. Também uso programas de laboratórios para desconto em medicamentos e saco os créditos do CPF na nota fiscal. Continuo com a vida igualzinha, porém com mais dinheiro no bolso!
- Mentalidade enriquecedora ajuda a colocar todas essas atitudes em prática e a abrir sua frequência para atrair prosperidade. Um livro que eu sempre indico é o Segredos da Mente Milionária, que mostra bem as diferenças entre as crenças ‘ricas e pobres’.