Por Priscila Tescaro
A relação dos consumidores com a indústria e o varejo está em constante mudança. Em tempos de internet 3.0, o marketing acompanhou essa evolução e também está na sua fase 3.0. E o que você, empreendedora, tem a ver com essas “novidades”? Você tem TUDO a ver com as informações que são transformadas em ações, tendências e aplicações nas empresas, seja ela uma MEI (Micro Empreendedor Individual) ou uma grande marca conhecida mundialmente.
A relação entre nós, clientes, com as empresas, está em (constante) evolução (ou adaptação aos novos tempos). Antes, o marketing era feito intuitivamente, sem a existência da comunicação de massa, e altamente direcionado para aqueles consumidores fiéis da venda da esquina. O tempo passou e, com ele, a indústria e o varejo cresceu. Lojas de departamentos foram criadas, os shoppings centers pipocam em cada esquina, e a internet está aí para tornar qualquer ação de comunicação em grande escala. Uma pessoa da Espanha, por exemplo, pode estar acessando o site da sua empresa ou a Fan Page neste exato momento. E você nem vende para aquele país, certo?
O que eu quero te dizer é que, como o mundo mudou (e muito!), a relação entre essas duas vias – cliente e empresas – também sofreu processo semelhante. Se antigamente a comunicação de massa era o principal canal de relacionamento entre uma loja e seus consumidores, atualmente, as maneiras de nos relacionarmos são infinitas. Porém, uma mudança em tudo isso nos faz voltar lá para o final do século retrasado, quando os clientes eram fiéis à venda da esquina. É que aquela relação está de volta, com uma comunicação direcionada, um importante investimento em Marketing de Relacionamento, que nada mais é que: saber quem são seus clientes, suas diferenças, suas características e, com isso, atender cada grupo de forma personalizada, transformando cada momento em único.
É isso que o Marketing de Relacionamento faz: “ele planeja e cria ações de comunicação individuais e personalizadas, com o objetivo de obter uma resposta direta do consumidor e manter com ele um relacionamento de longo prazo”, como argumentam os autores Abaetê de Azevedo e Ricardo Pomeranz.
É claro que um site ou uma Fan Page tem alcance mundial. Porém, a comunicação que se faz nesses canais é dirigida para um público específico: o seu público. E, junto com essas ferramentas, você coloca em prática outras ações, para alcançar os resultados esperados, de maneira direta e objetiva.
A comunicação de massa não vai deixar de existir, acredito eu, nunca. Porém, estamos vivendo uma fase na qual as pessoas querem ser únicas e exclusivas. E o Marketing de Relacionamento permite isso a elas. E as marcas ganham clientes fiéis, como na época da venda da esquina.
Nenhum comentário “Você sabe o que é Marketing de Relacionamento?”
Isso é muito importante mesmo! Tenho uma página no face e estou descobrindo o que o público gosta ou não de ler. Sou Arquiteta e realmente cada cliente é único!