Em um ambiente com alta taxa de mortalidade de empresas – já que cerca de 25% dos empreendimentos não sobrevivem aos dois anos – incubadoras de empresas constituem um canal interessante para o fortalecimento do empreendedorismo no país.
Uma incubadora é um ambiente com o objetivo de apoiar empreendimentos inovadores nascentes, oferecendo espaço físico subsidiado e suporte gerencial por meio de qualificação, assessoria e consultoria aos participantes. Uma empresa que participa de um processo de incubação recebe, ao longo de um período médio de 2 anos, apoio para definir estratégias de mercado e organizar a empresa de acordo com as melhores práticas de gestão, melhorando sua competitividade e condição de sobrevivência no mercado.
Uma incubadora de empresas pode apoiar apenas empreendimentos de base tecnológica, empreendimentos tradicionais ou mistos, mas o foco de todas as organizações é o conteúdo inovador dos projetos.
No Brasil há mais de 380 incubadoras distribuídas em todo o território nacional, dos mais variados tipos. Somente em Curitiba há 5 instituições, todas ligadas a alguma instituição de ensino ou de desenvolvimento tecnológico, que são Universidade Positivo, UFPR, UTFPR, Senai e Tecpar.
A Anprotec – Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores é a instituição líder da atividade no Brasil e atualmente conta com aproximadamente 280 associados.
Leide Albergoni é Economista, Mestre em Política Científica e Tecnológica. Coordenadora da Incubadora da Universidade Positivo.
Nenhum comentário “Você sabe o que é uma Incubadora de Empresas?”
Gostaria de saber mais de como participar de uma “incubadora de empresas” , onde posso procurar mais sobre isso. Sou de Porto Alegre e aguardo retorno! Obrigada
Prezada Christine,
Cada incubadora tem suas regras. Verifiquei que no site da Prefeitura de Porto Alegre tem uma lista de incubadoras com seus contatos. Sugiro que entre no site de cada uma para verificar a mais adequada ao seu pefil.